O Polo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico de Macaé abriu nessa segunda-feira, 16, a sua programação para a Semana do Outubro Rosa, que faz parte da campanha mundial que acontece nesse mês que visa a conscientização e a prevenção do câncer de mama.
A programação, que segue até essa sexta-feira, 20, teve em seu 1º dia uma palestra com o tema “A importância do mês de outubro para conscientização do câncer de mama”, sob o comando do médico do polo, Sávio Mussi.
“Os tumores diagnosticados precocemente têm maiores chances de cura, cerca de 95%. O desafio é que, no Brasil, 66% dos casos só são descobertos na fase avançada. A prevenção por meio da mamografia a partir dos 40 anos de idade é fundamental, pois quando a mama já apresenta um nódulo (caroço) no autoexame, é porque a doença já está adiantada. Além disso, os fatores de risco são o tempo de exposição hormonal, ou seja, início da menstruação muito jovem ou tardia e também reposição hormonal”, explicou Sávio Mussi.
Antes da palestra do médico, o público presente à unidade, localizada na Rua Antero Perlingeiro, 47, no Centro, curtiu uma apresentação de dança sênior, e uma de música, com Edson Batata, além de aproveitar um café da manhã.
Segundo a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, da Secretaria de Saúde, o município tem 4 mil pacientes cadastrados na unidade, que recebem assistência e acolhimento na rede pública municipal de saúde.
“A unidade acolhe, tanto pacientes já em tratamento, quanto pessoas que buscam diagnóstico através do agendamento de exames como mamografia, ultrassonografia, ressonância, entre outros”, contou Natália Antunes.
De acordo com a coordenadora do polo, Lucilene de Oliveira, a unidade conta com especialidades médicas de oncologia e dermatologia, além de uma equipe multidisciplinar que oferece atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
“A nossa proposta é garantir acolhimento às pessoas em tratamento. E as atividades durante essa programação têm o objetivo de disseminar informações importantes sobre a saúde das mulheres e incentivar a prevenção do câncer de mama. É uma oportunidade para aprender, compartilhar e se envolver em ações que podem fazer a diferença”, comentou Lucilene de Oliveira.