A gerente, Verônica Martins Guimarães, informou que antes as ações dessa área eram descentralizadas, sendo realizadas em vários órgãos, o que dificultava o atendimento à população. Com a centralização na Gerência, a equipe foi ampliada e conta com dois nutricionistas, um psicólogo e um endocrinologista.
“Durante todo o ano realizamos ações em grupos e nas consultas orientando as pessoas”, disse a gerente. Segundo ela, o Ambulatório de Obesidade atende homens e mulheres maiores de 18 anos de idade que estejam com obesidade grau III, conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) e com comorbidades sem sucesso em tratamento anterior. Para ser atendido é necessário que o paciente tenha encaminhamento de nutricionista que o acompanhou na rede de Atenção Básica. A Gerência também atende crianças a partir dos seis meses de vida e pacientes infanto-juvenis.
O Dia Mundial da Obesidade foi na última segunda-feira (4) e existe como forma de envolver as pessoas sobre o problema que acomete milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A Gerência de Alimentação e Nutrição é vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.