Um homem foi agredido por guardas municipais na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em Rio das Ostras, nesta segunda-feira (13) por filmar uma abordagem dos agentes.
O morador Valter Terra, estava passando pelo local quando presenciou a cena em que os guardas abordam um motorista de um Honda na e pedem para que o motorista desça do carro, mas ele se recusam a descer e é destratado por um dos agentes.
Valter resolveu gravar a ação e um dos guardas, identificado como Anderson dos Santos se irrita ao perceber que está sendo filmado e parte para cima dele, exigindo que lhe entregue o seu celular. Quando Valter se nega a entregar o aparelho, começam as agressões e xingamentos.
O agente diz que iria conduzi-lo à delegacia pelo simples fato de ter filmado a abordagem, Mesmo com a população pedindo para soltar o rapaz, as agressões não param. Ele é jogado no chão e levado para a 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras (128ª DP).
“Presenciei uma abordagem irregular e agressiva e como cidadão resolvi filmar. Me trataram como bandido, me algemaram e me levaram para a delegacia, agora eu quero justiça”, disse Valter.
Em nota a prefeitura de Rio das Ostras informou que após uma abordagem de trânsito, o agente Anderson foi desacatado pelo motorista infrator, e que solicitou o celular de Valter, que estava gravando as imagens, para que o mesmo fosse até a delegacia servir de prova, quando houve, então, o desentendimento.
Após o incidente, duas ocorrências foram registradas na 128ª Delegacia de Polícia. A ocorrência levada pelo GM e outra envolvendo o guarda municipal. Uma sindicância interna, conforme prevê o Estatuto dos Servidores Públicos de Rio das Ostras, já foi instaurada para avaliar a conduta do servidor envolvido.
Assista ao vídeo da agressão: