Em assembleia realizada na sede do sindicato dos Bancários de Macaé e Região (SEEB-MR)na noite desta quarta-feira (8), bancários e bancárias decidiram pela rejeição da proposta apresentada pela Fenaban na última rodada de negociação realizada no dia (7), junto ao comando nacional dos bancários.
A categoria irá paralisar as atividades no movimento do dia 10 (sexta-feira), “O Dia do Basta” até às 12h. Depois desse horário, o funcionamento em todas as agências será normal. Segundo sindicato, a paralisação é um ato pela defesa da democracia, contra os ataques aos direitos dos trabalhadores e contra o desemprego.
Quanto à proposta nada foi apresentado pela Fenabam com relação às reivindicações feitas pala categoria, a não ser apenas a reposição do índice da inflação nos salários, PLR, vales e demais verbas econômicas, sem aumento real. Também não garantiu que os bancários não serão substituídos por trabalhadores contratados de forma precarizada, a exemplo da terceirização.
Os bancos querem alterar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, segundo eles, para garantir segurança jurídica, mas sequer apresentaram a redação das modificações. A próxima rodada de negociação ficou agendada para o dia 17 de agosto (sexta-feira).