A reforma do Terminal Central e a operação do Cartão Macaé, que começariam neste sábado (29), tiveram o início suspenso por conta da greve dos rodoviários, iniciada nesta terça-feira (25). Segundo a prefeitura de Macaé, uma nova data para o início das ações será anunciada em breve. Com isso, o Terminal permanece aberto, em plena capacidade de operação.
Na noite desta quarta-feira (26), a prefeitura decretou estado de calamidade pública no transporte coletivo do município. As aulas nas escolas municipais foram suspensas nesta quinta (27) e sexta-feira (28), para que a frota de ônibus e vans escolares fiquem à disposição da população com viagens gratuitas.
A medida, segundo o governo, é emergencial e visa diminuir os transtornos causados. “Agradecemos a compreensão da população e a colaboração dos motoristas do transporte escolar (Empresa Fiel e vans escolares), que permitem que o município, apesar do impacto na mobilidade urbana, fruto do movimento grevista dos rodoviários, tenha sua rotina o mais próximo da normalidade”, disse o município em nota.
Também nesta quarta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho emitiu uma liminar determinando que pelo menos 50% da frota de transporte público da cidade continue circulando. O poder público municipal afirmou que está nas ruas com seus efetivos de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, contando com o importante apoio da Polícia Militar, para que a ordem pública seja mantida e o direito de ir e vir do cidadão seja respeitado.