Uma mulher grávida entrou em trabalho de parto enquanto aguardava atendimento médico na maternidade do Hospital Público de Municipal (HPM), em Macaé e teve que dar à luz ao bebê no banheiro da unidade de saúde, na manhã desta quinta-feira (5). Mãe e filho passam bem.
A paciente esperou horas pela internação, enquanto tinha as contrações. Segundo parentes, a bolsa da paciente já havia rompido, mas os médicos disseram que não estava na hora do parto e a pediram para esperar por cerca de trinta minutos. Com fortes dores, a mulher foi até o banheiro e acabou tendo o bebê no local.
A criança chegou a cair no chão na hora do parto. Após o ocorrido, médicos atenderam a mãe e o bebê. Eles então cortaram o cordão umbilical, levaram primeiro a criança e, em seguida, internaram a mãe.
Testemunhas relataram que casos semelhantes vêm ocorrendo no hospital, que possui a única maternidade pública do município.
“As mulheres que chegam aqui grávidas e sem passagem, eles forçam até o último caso. Pacientes tomando banho de água gelada com esse frio, mosquitos no quarto. É um verdadeiro descaso. Nós estamos entregues as baratas. Nem os acompanhantes têm um lugar pra ficar. As enfermeiras tratam as mulheres como lixo”, desabafou uma paciente, que por questões de segurança, não será identificada.