O abrigo temporário de inverno completou um mês de funcionamento nesta sexta-feira (20). Neste período, uma média de 45 pessoas passam pelo local todas as noites. As tendas funcionam na praça Washington Luís e permitem que pessoas que estão em situação de rua tenham um lugar para dormir neste período de noites mais frias. Acolhimento e uma nova chance de vida também permeiam as histórias de quem passa pelo espaço.
O encarregado de manutenção, que é natural de Mato Grosso, Isac Paulo, de 29 anos frequenta diariamente o abrigo e o Centro Pop. Há dois anos ele perdeu o emprego e pouco depois não conseguia mais pagar o aluguel, indo parar na rua. Atualmente ele faz artesanato e tem a oportunidade de expor e vender seus produtos na Feira do Produtor Rural, que acontece todos os sábados na rua Manoel Joaquim dos Reis, ao lado do Supermercado Extra, no Centro.
– Estou em Macaé há 10 anos e trabalhei em várias empresas, mas estou lutando para voltar ao mercado de trabalho. Já fiz o cadastro na Central do Trabalhador e entreguei diversos currículos. Tenho certeza que esta é apenas uma fase e que vai passar -, disse Isac.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Tatiana Pires, o espaço permite às pessoas que estão em vulnerabilidade de terem um contato com a rede de serviços sociais que a prefeitura oferece e, desta forma, poderem ter um novo olhar sobre a própria condição.
– Diariamente fazemos um trabalho de orientação social com eles, um momento de vínculo e de tirar dúvidas. Nestes 30 dias de funcionamento não registramos nenhum conflito – afirmou.
Tatiana ressalta que, caso seja necessário aumentar o número de dormitórios para receber outras pessoas em situação de rua, será ampliado para receber todos que necessitarem.
O abrigo vem recebendo a colaboração da população e das instituições religiosas que diariamente servem o jantar para todos que utilizam o abrigo. Nesta sexta-feira (20), o jantar foi ofertado pela Paróquia Santo Antônio.
Para utilizar o espaço é preciso estar cadastrado no Centro Pop – Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e migrantes, localizado na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central.
O abrigo conta com 50 dormitórios e é aberto diariamente de 18h às 22h. No local é possível permanecer até às 8h do dia seguinte. Duas tendas são utilizadas, uma para homens e outra para mulheres.
No local é preciso seguir algumas regras para melhor convivência dos assistidos como a proibição de uso de álcool e outras drogas, além de não ser permitida a entrada de menores de 18 anos.
Os que procuram o abrigo recebem acolhimento de equipe multidisciplinar, como profissionais do Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde, bem como a agendamento para confecção de documentos, caso haja necessidade, além de encaminhamento ao mercado de trabalho pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda.
A população pode contribuir com a ação solidária, com doação de cobertores, meias e agasalhos. Mais informações pelo e-mail [email protected] o u pelo telefone 2765-0593, de 8h às 17h.
Fonte: Secom