Macaé possui hoje uma das frotas de ônibus mais novas e modernas do estado do Rio. Essa novidade foi conquistada recentemente, quando a empresa que administra o serviço na cidade entregou os novos ônibus que são equipados com Wi-fi, Ar condicionado e dispositivos para carregar o celular dos passageiros.
Com um investimento em tecnologia de última geração, os novos veículos possuem design moderno e sustentável, além de recursos que facilitam o acesso e a mobilidade das pessoas.
Ano que vem, serão entregues mais 100 veículos, o que vai renovar em 100% a frota do transporte coletivo da cidade e, com isso, garantir a Macaé a frota mais nova e com mais tecnologia do país.
A passagem de ônibus na cidade custa apenas R$1 para quem possui o cartão Macaé, um cadastro que comprova o vínculo com a cidade.
Mas se não bastasse ter uma das melhores frotas do Rio e em breve uma das melhores do país, Macaé quer mais. Está em discussão pela Secretaria de Mobilidade Urbana medidas que melhoraram o serviço do transporte coletivo urbano, como a renovação da frota, reforma dos terminais, novos abrigos de ônibus e ampliação e ajustes nos itinerários das linhas.
O objetivo é buscar tecnologias modernas que promovam o avanço também na área da sustentabilidade.
Após renovar a frota, Macaé quer dar mais um passo na modernização do seu sistema de transporte — Foto: Moisés Bruno
Para discutir e analisar melhores opções para o cenário atual de Macaé, o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz; o coordenador de Transporte, Luiz Carlos Moreira; o coordenador de Planejamento, Rui Paiva; e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, se reuniram com representantes de empresas de inovação tecnológica no transporte público. Nessa reunião o foco foi a possível operação com ônibus elétricos.
“Estamos avançando na melhoria da frota de ônibus existente, com renovação de 100% até abril de 2024. Novas alternativas para o serviço de transporte urbano também devem atender a questão ambiental e do uso da energia sustentável”, explica Jayme Muniz.
Fonte: G1