Prefeitura de Macaé aposta na tecnologia pra tornar a cidade mais eficiente

Levando em consideração que hoje, de acordo com o IBGE, 90% dos domicílios brasileiros já contam com internet, utilizar a tecnologia para resolver problemas é uma questão de tempo. A Prefeitura de Macaé já percebeu isso.

Só no primeiro semestre, o governo municipal lançou várias ferramentas importantes que para gerenciamento da cidade, como um aplicativo para os pais e alunos do município, o EducaMais Macaé, e uma ferramenta de orçamento colaborativo, o Você é o Prefeito.

O EducaMais Macaé é uma ferramenta de acompanhamento disponível para os celulares mais populares do mercado. Os pais podem, através dele, acessar informações como a frequência escolar, a agenda de atividades e até o cardápio de cada dia na unidade onde seu filho é matriculado. O cadastro é feito presencialmente na secretaria de educação através do cpf e da matrícula do aluno.

Já no caso do você é o Prefeito, trata-se de um site, onde você pode escolher para onde vai parte do orçamento da cidade. O governo municipal dedicou R$50 milhões exclusivamente para este projeto, que será decidido diretamente pelo cidadão. São obras e projetos nas mais diversas áreas como educação, esporte e saúde pública. Para acessar, é só entrar no site www.voceeoprefeito.com.br.

Plataforma permite cidadão escolher pra onde vai cada um dos R$50milhões destinados ao projeto — Foto: Divulgação

Ainda se aproveitando da tecnologia para a melhoria da cidade, a Prefeitura conseguiu através da empresa que presta serviços de transporte público em Macaé, novos ônibus com Wi-fi, carregadores USB e sistema de monitoramento que permite aos usuários terem acesso a velocidade do veículo, podendo assim ser um agente fiscalizador.

Novos ônibus de Macaé vão compor até o final do ano, a frota mais moderna do país — Foto: Moisés Bruno

No quesito segurança e infraestrutura, acabou de ser licitado o serviço que vai aumentar em 20x a velocidade e robustez da rede utilizada nos prédios da prefeitura. Com isso, o governo vai ter mais estrutura para trabalhar com acesso aos usuários e ferramentas de gestao.

Neste mesmo pacote está previsto o inicio da operação da WIFI pública, com internet grátis em mais de 70 pontos espalhados pelo município, como praças, praias e terminais. Junto com os 70 pontos de internet, a cidade contará com uma câmera de monitoramento 360 em cada um destes lugares, tornando a cidade mais segura e com respostas mais rápidas no caso de intervenções.

No trânsito e mobilidade, a cidade está investindo em semáforos inteligentes e câmeras de monitoramento de tráfego com capacidade de gerar dados, mapear placas adulteradas e veículos roubados. Todos esses equipamentos geram informações para a Secretaria de Mobilidade Urbana poder tomar decisões.

Até no controle de alagamentos a cidade tem investido em tecnologia. Foi inaugurada recentemente uma central de operações com sensores e computadores modernos que monitoram 24 o volume de água dos rios e tem capacidade de acionar automaticamente as novas bombas de escoamento da água das chuvas.

Central de Operações é iniciativa inédita e garante controle s

Fonte: G1