Rio das Ostras confirma primeira morte pela Covid-19 no município

A prefeitura de Rio das Ostras confirmou o primeiro óbito por coronavírus no município, em boletim divulgado nesta quarta-feira (01). A vítima era um senhor de 96 anos, portador de comorbidades (doenças cardíacas, respiratórias e renais crônicas). O resultado positivo do Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), saiu na noite desta terça-feira (31).

O boletim atualizado, na manhã desta quarta-feira, pela Vigilância Epidemiológica do município aponta que Rio das Ostras possui 83 casos suspeitos notificados, dois confirmados e, agora, um óbito. No entanto, mais dois casos foram descartados, totalizando seis. Os demais continuam aguardando o resultado de exame laboratorial que estão sendo analisados pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ).

Os dois casos registrados por vínculo epidemiológico continuam em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhados por uma equipe da Secretaria de Saúde. Segundo o município, por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem ser notificadas como caso suspeito. Por esta razão, os números podem aumentar consideravelmente.

Como forma de atuar no combate a pandemia do coronavírus, o Rio das Ostras passou a contar com um Centro de Triagem do Coronavírus, situado no Centro de Saúde Extensão do Bosque, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h, com uma equipe de recepcionistas, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e equipe de higienização.

A prefeitura orienta que, em caso de febre alta e dificuldade respiratória, gestantes e crianças devem procurar diretamente o Hospital Municipal e não o Centro de Triagem. O município informou ainda que somente os casos graves e que necessitem de internação serão colhidas amostras para realização de exames enviados ao laboratório. Nos demais casos, as pessoas devem ficar em isolamento domiciliar, de repouso e consumindo bastante água.