Macaé amplia para seis o número unidades de referência para síndrome gripal

A rede de atendimento a casos de síndrome gripal de Macaé passa a contar com seis unidades de assistência a pessoas com sintomas característicos de Covid-19 e Gripe Influenza.

O Posto de Saúde do Sana segue, a partir desta semana, o protocolo de atendimento médico para pacientes sintomáticos e de testagem para pessoas que pertencem ao grupo prioritário, cumprindo assim o mesmo fluxo aplicado nas UPAs Barra e do Lagomar, no Pronto Socorro Municipal da Imbetiba e no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, além do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS).

“Reforçamos a rede de assistência aos moradores da região serrana de Macaé, mantendo o mesmo protocolo seguido pelas unidades de referência para pacientes com sintomas de síndrome gripal. O objetivo é ampliar a nossa rede de atendimento médico e de testagem”, afirma a secretária de Saúde, Liciane Furtado.

A expansão dos polos de referência para casos de síndrome gripal reforça, também, a estratégia da Saúde em identificar novos casos da Covid-19, direcionando de forma imediata os pacientes positivos para o isolamento, rompendo assim o ciclo de contágio.

De acordo com o protocolo de atendimento definido pela Secretaria de Saúde, o afastamento de pacientes com sintomas de síndrome gripal é definir por atendimento médico (atestado) e por teste de antígeno (pacientes que pertencem ao público prioritário).

“É fundamental que as pessoas afastadas por atendimento médico e por testagem cumpram o isolamento social, siga as orientações da equipe da Saúde e também as medicações. Todo cuidado é necessário para romper o ciclo de contágio do vírus, evitando que mais pessoas sejam contaminadas”, reforça a secretária de Saúde.