CTC do Jorge Caldas é desativado em Macaé; governo anuncia ampliação de atendimento para pacientes com Covid-19 na cidade

UPA Barra. Macaé/RJ. Data: 05/04/2021. Foto: Rui Porto Filho

Com a desativação do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, nesta sexta-feira, 10, a Prefeitura de Macaé vai ampliar o atendimento dos pacientes para 4 unidades de saúde da rede pública municipal.

Os atendimentos acontecerão agora no Pronto Socorro da Imbetiba, no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra de Macaé e do Lagomar, que passam a compor a rede de atendimento a casos suspeitos de infecção por coronavírus na cidade.

De acordo com a prefeitura, a partir desta sexta, os casos de sintomas de síndrome gripal, que antes eram atendidos no CTC do Jorge Caldas, serão direcionados para essas 4 novas unidades definidas pela Secretaria de Saúde.
Segundo a gestão, a desativação do CTC do Jorge Caldas faz parte de uma estratégia definida pela Secretaria de Saúde que prevê uma readequação e uma reforma da unidade, que assumirá uma parte importante na assistência da rede de Atenção Básica, servindo como novo polo de vacinação da população contra o coronavírus.

A prefeitura ressalta ainda que, antes do início das obras, o CTC Jorge Caldas será base para o trabalho de reorganização das solicitações e encaminhamentos de exames de imagem que será iniciado pela Secretaria de Saúde no próximo mês de janeiro.

“A nossa estratégia é tornar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas [uma] referência em programas da nossa rede de Atenção Básica que promovem prevenção em Saúde”, acrescentou o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.