Covid-19: Indice de letalidade em Macaé é um dos menores do Estado

A eficácia da campanha municipal de vacinação garante a Macaé um dos menores índices de letalidade por Covid-19 do Estado, segundo a última análise divulgada pelo Grupo de Trabalho Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo, publicado no “Covidímetro” da UFRJ, aponta que a letalidade por coronavírus em Macaé (1,74%) é menos da metade que a média geral do Estado (3,6%) e abaixo da média registrada entre os municípios do Norte Fluminense (2,4%).

De acordo com os dados publicados pela UFRJ, Macaé mantém o desempenho no enfrentamento à pandemia da Covid-19 ao adotar medidas sanitárias e priorizar a aplicação da primeira, segunda e dose de reforço de vacinas contra o coronavírus.

Ao registrar nos últimos dias a queda no percentual de atendimentos de casos de síndrome gripal nos polos de referência do município, Macaé mantém também a redução do índice de contágio e circulação da Covid-19, que que representa 0,5% dos casos testados pela rede municipal de Saúde.

Os dados apontam ainda a redução no número de atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, no Pronto Socorro Municipal de Imbetiba e no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), unidades que mantêm o protocolo de assistência aos casos de síndrome gripal, com triagem dos pacientes da Covid-19.