Alta de casos de Covid gera risco de nova onda da doença em Macaé

Imagens aéreas. Macaé/RJ. Data: 14/11/2014. Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

Após uma tendência de queda no número de novos casos de Covid-19, Macaé pode assistir a uma nova onda de transmissão da doença seguindo o aumento observado nos últimos dias.

Na Capital do Petróleo, a curva de novos casos e óbitos é descendente desde meados de agosto, até o início de outubro, quando o índice voltou a subir.  A cidade já ultrapassou a marca de 10 mil casos de coronavírus chegando a 10.316 contaminados pela doença nesta quinta-feira (12), e registrando 181 mortes provocadas pelo vírus.

Os números foram divulgados na manhã desta quinta (12), em boletim informativo diário, que traz dados do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé durante as 24 horas do dia anterior, quando realizou 135 atendimentos.

Os dois óbitos desta quarta-feira (11) foram de dois homens, de 75 e 83 anos, ambos com comorbidades.  De acordo com as informações divulgadas nesta quinta, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado ao tratamento do coronavírus subiu para 34%, enquanto as taxas de reprodução do vírus e de letalitade, seguem em 0,98 e 1,72%, respectivamente.

O número da taxa de reprodução do vírus na cidade mantém Macaé na faixa verde, de risco baixo, mas continua próximo de 1, que marca limite mínimo da faixa amarela, de risco moderado, estágio que o município deixou em agosto.

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, localizado na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.