Taurus dispara 21% após Bolsonaro liberar 255 mil brasileiros a andarem armados

As ações da fábrica de armas de fogo Forja Taurus dispararam na bolsa nesta manhã de quarta-feira (8), um dia após o presidente Jair Bolsonaro assinar um decreto flexibilizando o uso de armas e munições.

Às 11h, os papeis preferencias (PN, sem direito a voto) da empresa avançavam nada menos que 21%, liderando as altas no pregão desta manhã. De acordo com o Instituto Sou da Paz, o decreto assinado por Bolsonaro permitirá que 255 mil brasileiros possam andar armados nas ruas.

A decisão do presidente está em linha com uma de suas principais promessas de campanha, e foi publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. Em janeiro, ele já havia assinado um decreto que facilitou a posse de armas.

Entre as 20 categorias profissionais agora habilitados a ir e vir portando armas de fogo, estão políticos, advogados ligados ao poder público (caso de procuradores e defensores), agentes de trânsito, caminhoneiros, moradores de áreas rurais, seguranças privados e de transportes de valores, conselheiros tutelares e jornalistas, mas que trabalhem na cobertura policial.

O decreto – e esses pontos a seguir mereceram holofotes bem mais intensos do Planalto na cerimônia de assinatura do decreto – permite ainda a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores irem de casa ao local de tiro levando a arma com munição; e a praças das Forças Armadas com dez anos ou mais de serviço a portarem arma.

O limite de munições compradas ao ano também subiu. De 50 para mil munições anuais por atirador.

Mas, se hoje as ações da Forja Taurus estão disparando com essas notícias, a reação pode não durar muito. O decreto também regulamenta a importação de armas de fogo, e a única fabricante brasileira do setor deve perder terreno, com o que o presidente chama de “quebra de monopólio”.

 

Fonte: Valor Investe