Núcleo da Patrulha Maria da Penha é inaugurado pela PM em Rio das Ostras

O Comando do 32° Batalhão de Polícia Militar (32º BPM) inaugurou, nesta quarta-feira (30), a Sala de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violências, em Rio das Ostras.

A iniciativa faz parte do projeto Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, uma parceria da PM com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A sala está instalada na sede da 3ª Companhia, no bairro Bosque da Areia.

Segundo o comandante do 32º BPM, coronel André Henrique, todos os procedimentos legais e administrativos referentes aos crimes de violência contra mulher serão adotados no novo setor. “Violência contra mulher não tem justificativa”, destacou o comandante.

Com atendimento para todo o município e regiões de abrangência do 32º BPM, o núcleo, prestará apoio ao serviço de atendimento na proteção, fiscalização e orientação das ocorrências policiais que envolvem mulheres vítimas de violência doméstica.

O 32º Batalhão de Polícia Militar é responsável pelo policiamento em Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras.

Além do espaço físico, a PM conta com viaturas específicas para fiscalização do cumprimento de medidas preventivas expedidas pela justiça. Os veículos têm uma faixa lilás para facilitar a identificação.

Criada agosto de 2019 pela Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a Patrulha Maria da Penha é dedicada ao combate à violência contra a mulher sob medida protetiva deferida pela Justiça, e no combate ao feminicídio.