Estado anuncia reforço de militares do Proeis na segurança das escolas públicas de Macaé

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) anunciou, nesta terça-feira (3), que as escolas públicas estaduais de Macaé ganharão em breve um reforço com mais de 80 policiais militares que irão atuar nas 40 unidades escolares do município.

A notícia foi divulgada por meio de nota oficial, após ameaças de ataques contra as escolas do município, feitas em redes sociais. O órgão afirmou que o convênio será assinado em breve, com o objetivo de reforçar a proteção da comunidade escolar e do patrimônio, e também aproximar estudantes da Polícia Militar.

A proposta deve ser iniciada ainda neste primeiro semestre e será levada somente a colégios cujos diretores venham a solicitar o Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis).

A presença de policiais militares na comunidade escolar tem o objetivo de proteger os alunos e professores e deve contribuir para a redução ou mesmo extinção naquela unidade de ensino do aliciamento de alunos no entorno da escola; do bullying; e do consumo e/ou venda de drogas no entorno da unidade. Além disso, poderão ajudar na organização do trânsito nos horários de entrada e saída dos turnos dos alunos.

Nessa primeira fase do convênio firmado entre o Proeis e a Secretaria de Estado de Educação, serão beneficiados em torno de 25 mil alunos e mais de 6 mil professores. Algumas escolas terão policiamento por até 24 horas. Os policiais cumprirão três turnos de oito horas cada.

Os primeiros colégios serão criteriosamente escolhidos de acordo com a realidade de cada unidade escolar e solicitações dos diretores. A primeira fase do convênio funcionará como um piloto, após a qual a Seeduc pretende levar o policiamento militar a toda a rede pública do Estado.