Em 24 horas Macaé registra mais de 114 mm de chuvas e fica debaixo d´água; Confira o panorama atual da cidade:

A chuva que atinge Macaé há desde ontem (16) foi suficiente para causar muitos transtornos por toda a cidade. Os vários pontos de alagamento registrados causaram engarrafamentos, invadiram casas e comércios, trazendo muitos prejuízos. Até o momento não há desabrigados.

Agentes da Defesa Civil tentam, neste momento, resgatar 23 crianças e 13 adultos que estão ilhados na escola Sandra Maria Araújo, no Sol Y Mar, em Macaé. Após várias tentativas, eles tentam chegar ao local com o auxílio de um ônibus.

No Centro de Especialidades Médicas do Barracão, no Miramar, a água invadiu os consultórios. Pacientes estão sendo retirados do local com auxílio do Corpo de Bombeiros. Os recursos hídricos da cidade sofreram um aumento significativo no seu nível. No canal da Linha Vermelha e do Capote, na Linha Verde, por exemplo, o nível atingiu o seu limite máximo, chegando a transbordar.

Na Lagoa de Imboassica, equipes das secretarias municipais de Ambiente e de Infraestrutura executam o procedimento de abertura do canal extravasor, com objetivo de reduzir o nível das águas que bloqueiam trecho da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). A ação tem autorização do Inea.

Na Aroeira, a água chegou a quase um metro de altura. Na Granja dos Cavaleiros os moradores tiveram muitas dificuldades para sair de casa. Como boa parte do bairro ainda não foi pavimentada, além dos alagamentos, a lama trouxe muitos transtornos.

No Centro de Especialidades Médicas do Barracão, no Miramar, a água invadiu os consultórios.

Nossa equipe também encontrou vários pontos de alagamento no Centro, Miramar, Sol Y Mar, Novo Horizonte Visconde de Araújo e Imbetiba. Bairros como Novo Horizonte e Miramar estão inacessíveis. Casas próximas ao Parque da Cidade também tiveram inundações. A Avenida Evaldo Costa está com boa parte da via inundada. Houve quem usasse um caiaque para transitar pelo local no início desta tarde.

A Rua Teixeira de Gouveia, no Centro, chegou a ser interditada pela Mobilidade Urbana, pois está alagada. A região do shopping Plaza Macaé e Cidade Universitária também têm pontos de alagamento.  Parte da Rodovia Amaral Peixoto ( RJ-106), na altura do Mar do Norte está alagada.

Parte do barranco da antiga pedreira localizado no bairro Aroeira/Morro São Jorge desabou. Moradores pedem com urgência a presença da Defesa Civil.

Uma parte do asfalto do viaduto localizado na avenida Rui Barbosa, cedeu no início da manhã, e foi interditado para obras emergenciais.  No início da tarde, a Mobilidade Urbana liberou o local para a passagem de veículos leves e pesados.

Parte do barranco da antiga pedreira localizado no bairro Aroeira/Morro São Jorge desabou.

A bomba de escoamento localizada próximo à Rua Télio Barreto, está dando vazão a água da região para o Rio Macaé. Nas últimas 24 horas, segundo a prefeitura de Macaé, foram registrados 107 milímetros de chuvas acumulados na área central e 73 milímetros na região serrana.

Por determinação do prefeito Dr. Aluízio, as aulas da rede municipal de Macaé estão suspensas nesta sexta. A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) também suspendeu as atividades na data de hoje. Também foi definida suspensão das atividades nas repartições públicas e unidades básicas de saúde. As unidades de saúde funcionam em regime de urgência (UPA, Prontos-Socorros municipais, aeroporto e HPM).

 

Prefeitura monta gabinete de crise

 

No fim da manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Macaé, Dr Aluizio, optou por montar um gabinete de crise para concentrar ações de contingência no Centro de Convenções. Sob a coordenação da Defesa Civil, as ações do governo visam garantir a assistência à população durante o atual período de chuvas.

Durante os próximos 15 dias, todas as medidas adotadas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Ambiente e Saúde serão definidas a partir do gabinete.
“O momento agora é de atenção máxima às demandas da população. Sob a coordenação da Defesa Civil, definiremos as medidas necessárias para amenizar os problemas ocasionados pelas chuvas”, disse o prefeito.

Com a previsão de acúmulo de chuvas de 60 a 100 milímetros nesta sexta-feira, o gabinete especial será mantido como base para a logística para o atendimento aos cidadãos.

Uma parte do asfalto do viaduto localizado na avenida Rui Barbosa, cedeu no início da manhã, e foi interditado para obras emergenciais.