Vacinação contra a influenza começa na segunda-feira

Começou nesta segunda-feira (10) a vacinação contra a influenza. O objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

A campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos que seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para ser vacinado, o cidadão deve levar identidade, CPF ou cartão do Sus e em relação ao grupo de comorbidades, apresentar laudo, receita médica ou documento que comprove a patologia.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Mariana Gulão, não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe. “É fundamental a participação dos indivíduos dos grupos prioritários na campanha”, acentuou a coordenadora.

As unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nos bairros Aroeira, Barramares, Lagomar, Morro de Santana, Novo Cavaleiros, Casa da Vacina e Sala de Vacina do Pronto Socorro do Aeroporto.

Também de segunda a sexta, as unidades de Estratégia Saúde da Família funcionam na Ajuda A, Barra Brasília A/B, Córrego do Ouro A/B, Fronteira A/B, Jardim Franco, Lagomar A/D, Lagomar B/C, Malvinas A/C, Nova Esperança A/B, Nova Holanda A/B, Sana e Visconde.

De terça-feira a quinta-feira, o esquema de vacinação será de 8 às 16 horas, nas ESF Imbetiba, Ajuda B/C, Areia Branca, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Bosque Azul, Botafogo, Cajueiros, Campo Do Oeste, Centro, Engenho da Praia, Frade, Glicério, Horto, Jardim Franco, Morro de São Jorge; Praia Campista; Trapiche; Virgem Santa e Visconde.

Já das 9 às 16 horas, a ESF Aterrado do Imburo estará em funcionamento. A campanha de vacinação no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde. Essa vacinação de 2023 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Fonte: Secom /Macaé