Serviço de Hemoterapia em Macaé precisa de doadores de sangue

O Serviço Municipal de Hemoterapia em Macaé, no Norte Fluminense, está precisando de doadores de sangue, principalmente depois da baixa nos estoques sentida após o feriado de Páscoa.

É necessário aumentar a disponibilidade, prioritariamente, dos tipos sanguíneos O+ e O-.

Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30 (exceto nos feriados), na Rua Doutor Bueno, n° 40, no Centro da cidade.

O agendamento do atendimento também pode ser feito pela internet, neste link disponível no site da Prefeitura de Macaé.

“O objetivo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é manter o estoque de sangue dentro dos limites ideais, pois desde o último feriado não se encontra em nível satisfatório. Mobilizar a população para a importância da doação de sangue é fundamental. Vale lembrar, que quando se registra baixo estoque de sangue, é necessário suspender cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento às urgências”, divulgou a Prefeitura.

Antes da doação, o setor realiza uma triagem, obedecendo às regras nacionais. A sala da doação conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé também realiza campanhas externas, que seguem rotineiramente nos mais diversos espaços, como empresas, escolas etc.

A Prefeitura lembra que o Ministério da Saúde realiza campanhas nacionais como o “Junho Vermelho” e a Semana Nacional do Doador, em novembro, para conscientizar sobre a importância da atitude de ser um doador.

“Ambos os meses registram uma queda de doações no país, além do período de férias, em que aumenta a incidência de acidentes. O órgão adere tais campanhas com diversas ações internas e externas”, explicou o município.

Interessados em colaborar podem obter mais informações pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo e-mail hemoterapia@macae.rj.gov.br.

Para ser doador de sangue é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha ocorrida até os 60 anos Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal do responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação;
  • Estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação;
  • Apresentar documento original com foto ou a CNH digital;
  • Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 06 meses;
  • Não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 06 meses.

G1