Macaé terá Mutirão da Saúde para reduzir espera por consultas e exames para ampliar atendimentos

Inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. Macaé/RJ. Data: 29/07/2019. Foto: Rui Porto Filho

Cerca de 1,4 mil procedimentos como pequenas cirurgias, cirurgias plásticas, consultas e exames de imagem serão realizados durante a semana de 4 a 9 de julho no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba através do Mutirão da Saúde, iniciativa criada pelo governo com o objetivo de agilizar e garantir assistência plena à população, reduzindo assim o tempo de espera por atendimentos.

A estratégia, definida pelo prefeito Welberth Rezende junto à equipe da Secretaria municipal de Saúde, contará também com a participação de médicos especialistas que integram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que, de forma voluntária, realizarão intervenções cirúrgicas no Dona Alba e no Hospital Público Municipal (HPM).

Durante a semana de 4 a 9 de julho, o Dona Alba atenderá em horário estendido, garantindo assim mais consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, além de exames de imagem como colonoscopia, endoscopia e ultrassonografia.
“O objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes, garantindo assim a assistência plena através da nossa.

O Mutirão será uma estratégia contínua e seguirá como prioridade na gestão da Saúde, envolvendo tanto as equipes da Atenção Básica, como a rede de Alta e Média Complexidade”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
A equipe do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba já iniciou o processo de convocação dos pacientes, que já estão na fila de espera, e que serão atendidos durante a semana no horário estendido. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Mutirão será realizado todo mês.

“Todo mês, durante uma semana, vamos realizar o atendimento estendido no Dona Alba, tanto em consultas e exames, como em pequenas cirurgias. Trabalhamos diariamente para garantir, a nossa população, a assistência plena em todos os serviços, promovendo Saúde de forma digna e humanizada”, afirmou o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz.

O Mutirão conta também com a atuação da equipe da diretora administrativa do Dona Alba, Tânia Regina Pinheiro, e com a supervisão do diretor técnico do Centro de Especialidades, Dr. Marlone Carvalho.

Apoio da SBCP

Nesta primeira edição do Mutirão da Saúde, o apoio dos médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica garantirá assistência a cerca de 40 pacientes que aguardam a realização de intervenções necessárias a tratamento de doenças, principalmente o câncer de pele.

A parceria foi organizada pelos médicos Fernanda Lande, Hernanne Medina e Michele Souza e contará com a participação dos cirurgiões Álvaro Daher, Bárbara Machado, Bruno Akel, Gisela Pontes, Irene Daher, Isabelle Lobato, Leandro Pereira, Leonardo Porto, Luana Valente, Luís Porto, Marcelo Amaral, Maria Lídia Abreu, Mariana Miqueloti, Maurício Clímaco, Ramon Ramalho, Sanaé Maia Matsuda e Walter Ebenézer.