Macaé receberá carreta do projeto Sesc Saúde Mulher

A Prefeitura de Macaé segue com as tratativas de logística para a instalação da carreta do projeto Sesc Saúde Mulher, que faz parte da parceria com o Sesc-RJ. Nesta quinta-feira (16), a secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, recebeu a equipe da instituição para uma visita técnica na Praça Washington Luiz, local onde a carreta ficará por 60 dias. A previsão é que o veículo seja instalado no mês de março.

A carreta do Sesc irá oferecer exames de mamografia e papanicolau (preventivo), além de ações de promoção em saúde e capacitação para profissionais da rede municipal. Na ocasião, também foi discutido o fluxo de atendimento e o público-alvo que irá receber os serviços.

De acordo com a analista coordenadora do projeto Sesc Saúde da Mulher, Taiane Silva, os exames serão ofertados dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia para mulheres com idade entre 50 e 65 anos e preventivo de 25 a 64 anos. “Para casos específicos que não estejam nas faixas etárias indicadas, uma equipe de profissionais da saúde irá fazer o acolhimento desta mulher para avaliação e o encaminhamento necessário”, frisou.

A secretária, Natália Antunes, explica que uma equipe de enfermagem estará no local para atender as mulheres. “Caso a mulher não esteja dentro do público-alvo, pode procurar uma unidade de saúde da rede municipal para agendar os serviços”, disse.

A analista de Educação em Saúde do Sesc, Márcia Abrão contou ainda que serão realizadas diversas ações que contarão com a parceria de vários setores da prefeitura. “Estamos elaborando em conjunto uma grande programação que irá incluir uma Blitz da Saúde, onde iremos percorrer o calçadão da Avenida Rui Barbosa e os comércios, sensibilizando a população sobre a saúde da mulher”, pontuou.

Agendamento – Para fazer o agendamento, a mulher deve levar o encaminhamento do médico ou enfermeiro. Quem não tiver o encaminhamento, profissionais de saúde estarão fazendo o pedido do exame e agendamento.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso das mulheres macaenses, em especial as que atuam no comércio local e no setor de serviços, a exames essenciais em prevenção à Saúde.

Também participaram da reunião a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Renata Louredo Rodrigues, o coordenador da Rede de Atenção Materno Infantil, o enfermeiro Hugo Maia Torquato, Luzia Santana, assessora da Secretaria de Atenção Básica e enfermeiras da rede municipal.

Fonte: Secom/Macaé