Macaé marca Luta Antimanicomial com atividades na Veríssimo de Melo

O Coletivo Ivone Lara e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps Betinho) marcam a Semana da Luta Antimanicomial, na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade, nesta terça-feira (16), a partir das 9h30. A parceria levará atividades da saúde mental aos usuários, familiares e à população em geral. Durante toda a semana haverá programação sobre o tema realizada, também, por outras unidades de saúde que atendem pessoas em sofrimento mental.

O objetivo é reafirmar o compromisso com a luta pelo cuidado em liberdade no campo da saúde mental e envolver a sociedade nos direitos dessas pessoas. A programação inclui rodas de conversa, danças circulares, exposição de produções artísticas e música.

O Movimento Antimanicomial completa 36 anos este ano e representa a luta pelo fim da saúde mental enclausurada nos manicômios. O movimento chama a atenção da sociedade para a necessidade de qualificar e ampliar as políticas públicas para atendimento a essas pessoas, principalmente, em ambulatórios, em vez de longas internações em instituições psiquiátricas.

Conheça o Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial têm o objetivo de atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e seus familiares. A equipe do Caps está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania, o tratamento no território e seus vínculos sociais. Oferece psicoterapia em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias e artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, bem como atendimento domiciliar aos usuários e familiares.

Em Macaé, o Caps Betinho funciona à Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, no Centro da cidade, e está inserido no Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O município conta, também, com o Caps Infantil, Caps Álcool e Drogas (AD) e o Núcleo de Saúde Mental.

 

Fonte: Secom/Macaé