Governador Witzel informou que a PM pode interditar as praias para evitar aglomerações

O governador Wilson Witzel disse na tarde desta sexta-feira (13) que a PM poderá interditar as praias do Rio de Janeiro para evitar aglomerações que facilitem a transmissão do novo coronavírus. Shoppings também podem acesso restrito, de acordo com o governador.

“Nós não permitiremos aglomeração na praia. O momento é de ficar em casa para que possa ser controlada a epidemia”, disse Witzel.

“Cada secretário estará com um grupo de empresários de cada setor – restaurantes, bares, shoppings – para abordar essas questões de segurança. Vamos conversar e talvez restringir o acesso aos shoppings”, afirmou.

“Punições são possíveis, mas por enquanto ainda se conta com a boa vontade coletiva”, acrescentou. “Como a gente vive em um estado democrático de direito eu espero que o cidadão faça o papel de cidadão e que não vá à praia”, diz o secretário de Saúde, Edmar Santos.

“É importante conscientizar a população de que não partiria de mim uma proibição com fundamentos políticos e ideológicos. Manifestações são bem vindas”, disse ainda Witzel, sobre eventuais manifestações políticas.

A recomendação do governo do estado é que também se suspendam cultos e missas, e que jogos acontecem a portas fechadas – a rodada do Campeonato Carioca já terá este modelo. “Para as pessoas e para os líderes religiosos, onde está citado ali os cinemas e outras aglomerações e afins, estão as igrejas. Os líderes religiosos precisam ver como prestam assistência espiritual sem que haja risco. Cabe a cada um decidir”, disse Edmar Santos.

“Pessoas em home office e crianças que estão de férias devem ficar em casa a maior parte do tempo, caso contrário não há sentido na medida. Nao é pra ficar circulando. Estamos falando de risco de vidas. Não há o que se discutir”, acrescentou o secretário.

Fonte: G1