O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e para marcar a data, o Serviço Municipal de Hemoterapia promoveu neste sábado (29) o Dia D de Doação de Sangue. Os voluntários compareceram, das 7h30 às 17h30, na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro.
Quinze integrantes do Moto Clube Águias com Cristo, unidades Macaé e Rio das Ostras, foram doar. O presidente do Moto Clube Águias com Cristo Macaé, Sérgio da Silva, informou que a doação acontece periodicamente e é uma iniciativa nacional do Águias Com Cristo. “Nosso objetivo é contribuir com a causa”, disse, reforçando que a solidariedade e a generosidade dos doadores são essenciais, garantindo que hospitais e unidades de saúde possam atender a todos que precisam de transfusões sanguíneas.
“A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e de solidariedade que faz toda a diferença na vida de quem precisa de ajuda. Que esta data sirva como motivação para que mais pessoas se juntem a essa corrente de solidariedade e contribuam para salvar vidas”, comentaram integrantes do Águias com Cristo.
O Serviço Municipal de Hemoterapia promove durante este mês a campanha “Junho Vermelho”. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras. Durante todo o mês, foram realizadas ações de divulgação.
– Doadores de sangue que fazem da doação uma rotina em suas vidas, além de exercerem seu direito de cidadão, também se beneficiam com uma maior consciência corporal, cuidando-se sempre para permanecerem aptos – pontuou o hematologista da unidade, Adelmo Henrique Daumas Gabriel.
Segundo o Coordenador do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé, Denio Marinho, as recomendações para doação de sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização do responsável legal e dos 60 até os 69 anos, apenas se já tiver doado antes dos 60 anos), estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos 4 horas antes da doação), estar bem hidratado, ter tido uma boa noite de sono (pelo menos 6 horas de descanso), e levar documento original com foto ao se apresentar para a doação.
A doação no Serviço de Hemoterapia acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O voluntário pode agendar a data e a hora da doação no portal oficial da Prefeitura de Macaé.
O Serviço de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer atualmente o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto de Socorro Municipal, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, e outras cidades em caráter de urgência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo e-mail [email protected].