Combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem intensificando as ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, com mutirões nos bairros e localidades. As atividades incluem ainda trabalho educativo e de conscientização. A população agora também pode fazer solicitações e denúncias pelo aplicativo do WhatsApp (22) 99864-4073. A equipe percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d´água.

Outra medida é o controle químico com aplicação de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além da pulverização com inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta. Os dias de calor seguidos de chuva são condições ideais para que o mosquito se reproduza, por isso é importante que todos colaborem com ações de controle.

O Ministério da Saúde informou que o número de casos prováveis de dengue no Brasil, em janeiro deste ano, mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2018. Até o dia 02 de fevereiro, registrou-se aumento de 149%, passando de 21.992 para 54.777 casos prováveis da doença. Quando verificado a incidência, em 2019, os casos chegam a 26,3 por 100 mil habitantes.

Orientações 

– Evitar o acúmulo de lixo e entulhos nos quintais;
– Deixar sacolas e recipientes com lixos fechados;
– Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;
– Remover a sujeira das calhas e ralos;
– Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;
– Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;
– Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;
– Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;
– Manter vasos sanitários sem uso fechados;
– Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;
– Esticar lonas para não formar poças;
– Lavar os recipientes de água dos animais e aves com esponja e sabão.