Prefeitura de Macaé debate propostas e projetos para o turismo com instituições do município

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu, nessa semana, representantes do Conselho Regional de Turismo (CONDETUR) da Costa do Sol, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para discutir projeto visando o turismo na região.

De acordo com a prefeitura, o encontro serviu para reforçar a contribuição de Macaé na em projetos ligados ao turismo, como os do Geoparque Costões e Lagunas do Rio, e dos Jogos de Praia da Costa do Sol, como também é chamada a Região dos Lagos.

Além do prefeito, representaram o município os secretários de Governo, Juninho Luna, e de Esportes, Marvel (REDE), e o secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson. Também participaram da reunião o prefeito de Carapebus, Bernard Tavares (REPUBLICANOS), o presidente do CONDETUR da Costa do Sol, Marco Navega, e a professora da UFRJ, Katia Leite Mansur, além do consultor Lauter Nogueira.

“Esses projetos ajudam a projetar todo o potencial de Macaé em receber turistas que buscam diferentes segmentos e atrativos, desde a visitação aos pontos naturais, seja incentivado pelo esporte. Somos parceiros dessas iniciativas que certamente serão bem recebidas por nossa infraestrutura hoteleira e da cadeia de serviços do setor”, afirmou Welberth Rezende.

O município revelou que os projetos visam tornar Macaé referência na receptividade a pesquisadores e turistas que promovem visitações ao Geoparque, em busca de informações sobre a formação geológica da região, e que mantém fragmentos da costa da África gerados a partir da formação dos continentes.

“O Geoparque é chancelado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com reconhecimento de patrimônio mundial, que apresenta atrativos turísticos naturais como o Arquipélago de Sant’Anna, que mantém aqui em Macaé um fragmento geológico da costa da África. A cidade oferece uma rede de serviços de receptividade ao turismo que deve conhecer o nosso projeto e todo esse potencial”, apresentou Katia Leite Mansur.

Esse potencial geográfico de Macaé também foi destacado como estratégico para a cidade ser uma das sedes da edição dos Jogos de Praia da Costa do Sol, previstos para acontecerem em 2024, e que devem receber 3 mil atletas de 13 modalidades de praia.

A proposta foi apresentada ao prefeito pelo consultor Lauter Nogueira, que ressaltou a infraestrutura já instalada em Macaé, com a 2ª maior rede hoteleira do Estado, como referência para a cidade receber as delegações e torcedores que acompanham os Jogos.

“A proposta é realizar duas edições, o Sul-americano e o Mundial, reunindo delegações de vários países. Macaé apresenta todo o potencial de participar dos Jogos e receber parte das modalidades que serão realizadas em outras cidades da Costa do Sol”, afirmou Lauter Nogueira.

Contam a favor da cidade para sediar os Jogos de Praia da Costa do Sol 2024 a qualificação de profissionais que atuam em serviços de apoio ao turismo, somada à “expertise” já ofertada pela cadeia produtiva offshore local.

“A realização dos Jogos vai demandar uma grande oferta de serviços, abrindo mais oportunidades de emprego para o setor do turismo. E deixa como um legado a qualificação desta mão de obra para a atuação em grandes eventos, uma proposta muito bem trabalhada pelo governo de Macaé nos últimos anos”, acrescentou Marcos Navega.

 

Fonte: Clique Diário