Em pesquisa realizada pela Ágora Pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Cabo Frio, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) aparece disparado na liderança, com uma vantagem de mais de 4 vezes mais em relação à 2ª colocada, tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo.
No cenário espontâneo, Dr. Serginho aparece com 55%, seguido de Magdala Furtado (PV) com apenas 13%, além de Rafael Peçanha (REDE) com 1%, o inelegível Marquinho Mendes (MDB) com 0,5%, e Vinícius Seguraço (UP) com 0,5%.
Já no cenário estimulado, quando são oferecidos aos eleitores opções de voto apenas com os nomes dos candidatos deferidos no pleito desse ano, Dr. Serginho amplia a liderança, com 67%, à frente de Magdala Furtado com 16%, seguida por Rafael Peçanha com 4%, Fernando Luiz Cardoso (NOVO) com 1% e Vinícius Seguraço com 1%.
Realizada na última sexta-feira e sábado, dias 13 e 14, a pesquisa entrevistou 403 pessoas com idade entre 16 e 75 anos, em 70 bairros e localidades da cidade e dos distritos, a pesquisa mostra uma vantagem de 42% de Dr. Serginho em relação à 2ª colocada no cenário espontâneo, e de 51% no cenário estimulado.
Nesse cenário, a pesquisa registrou ainda 3% de votos brancos ou nulos, 3% de indecisos e 5% que não responderam, revelando uma vantagem ainda maior de Dr. Serginho quando contabilizados apenas os “votos válidos”, que seriam apenas os votos nos candidatos, excluindo-se os votos brancos, nulos, indecisos e que não responderam.
“A diferença entre eles [voto em branco e voto nulo] é somente na forma de invalidar o voto, porque, na prática, possuem a mesma função. O único reflexo que podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os que forem válidos serão computados. Dessa forma, o candidato que obteve o maior número de votos válidos será o vencedor, independente do turno”, explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a pesquisa da Ágora, contando apenas os “votos válidos”, Dr. Serginho seria eleito com 75%, com uma esmagadora vantagem de 56% em relação à Magdala Furtado, com 19%, deixando empatados Rafael Peçanha com 4%, Fernando Luiz Cardoso com 1% e Vinícius Seguraço com 1%, já que a margem de erro da pesquisa é de 5% para mais ou para menos.
Com todos os 5 candidatos com pedidos de registro de candidatura deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), Cabo Frio irá às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais que acontecem daqui 20 dias, no próximo dia 6 de outubro.