Macaé inaugura Central de Operações de combate aos alagamentos

Mais um passo importante no combate aos alagamentos foi dado em Macaé. A cidade que sempre sofreu com este problema e que agora recebe o maior pacote de obras do interior do Rio em macrodrenagem, inaugurou no aniversário da cidade, a Central de Operações contra alagamentos que compõe parte do sistema de enfrentamento criado pelo governo municipal.

Com a nova central Macaé ganhou bombas importadas que triplicaram a capacidade de escoamento das águas, passando de 4 mil para mais de 11mil litros por segundo, além de um sistema automatizado que monitora o nível dos rios e canais e quantidade de chuva prevista, com isso, o sistema é acionado em diversas fases para que possa escoar rapidamente as águas.

Bombas são acionadas através de sensor que monitora chuvas e nível dos rios — Foto: Foto João Barreto

A Central de Operações faz parte do sistema que ainda inclui mais de R$30 milhões investidos na bacia da Aroeira, as mais de 13 mil metros quadros de obras realizadas na Granja dos Cavaleiros e Vale Encantado e as obras de macrodrenagem da Nova Holanda.

Com isso Macaé passa a ter uma capacidade de resposta às chuvas muito mais rápida e eficiente. Somados, os investimentos na área ultrapassam os R$ 220 milhões.

A Central de Operações de Macaé é a primeira no Brasil a contar com modelo de tubulação todo em PAD – Polietileno de Alta Densidade, com vida útil mínima de 50 anos.

Fonte: G1