A terça-feira, 19, foi de novidades em Macaé, com a inauguração do Centro de Monitoramento e Operações (CMO), da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, e o lançamento do O Selo de Qualidade da Higiene ABC, da Secretaria de Saúde.
Parte de um convênio entre a prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o CMO foi inaugurado na sede da pasta da Defesa Civil (na foto), no Botafogo.
“A integração é o principal foco. As universidades têm sido grandes parceiras da prefeitura. Esse diálogo com as universidades traz benefícios reais para a população de Macaé. Esse projeto é uma prova concreta disso. Essas iniciativas em conjunto auxiliam no dia a dia dos moradores”, comentou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA).
Segundo o município, a ferramenta visa desenvolver aplicações de automação em telemetria, com a instalação de 35 estações meteorológicas em escolas da rede pública municipal da cidade, gerando informações para a secretaria.
“A finalidade é aprimorar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil, promovendo a integração da rede escolar, através de seus profissionais e alunos, com a política de proteção. Haverá o acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origem natural. Ainda como objetivo está a análise dos dados coletados, geoprocessamento e adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da [Secretaria Adjunta de] Defesa Civil, ajustando a cooperação técnica e científica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. E, ainda, o desenvolvimento de projetos na área de proteção, alinhados aos projetos de Defesa Civil nas escolas”, detalhou a prefeitura.
Ainda segundo o município, a expectativa é que o CMO contribua com o alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), com o Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Essa entrega é para a população. Vamos monitorar o município de ponta a ponta e saber sobre precipitação de chuva, temperatura, intensidade e direção do vento e umidade relativa do ar, entre outros detalhes. As pessoas precisam entender o que são os alertas. A gente quer fazer com que isso tenha um sentido prático na vida das pessoas”, contou o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
Também estiveram presenças à inauguração a professora da UENF, Maria Gertrudes Justi, o professor da UFRJ, Anselmo Pestana, e o coordenador da Regional da Defesa Civil na Baixada Litorânea, Fábio Gonçalves; além de secretários municipais e vereadores de Macaé, e integrantes dos grupamentos de Defesa Civil de Carapebus, Rio das Ostras, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.
Já o lançamento do Selo de Qualidade da Higiene ABC de Macaé aconteceu em audiência pública realizada no auditório da Secretaria de Saúde, com a presença de autoridades e empresários de bares e restaurantes, nutricionistas e outros profissionais e estudantes do setor de alimentos.
De acordo com a prefeitura, o selo oferecerá mais transparência às inspeções já realizadas pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária em restaurantes, bares, lanchonetes, depósitos de bebidas, cafeterias, casas de chá, e lojas de sucos e similares, conforme definição da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com as classificações A (5 estrelas), B (4 estrelas) e C (3 estrelas), o selo faz parte do Programa Alimento Seguro, implementado pelo município, e que amplia a transparência dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde.
Segundo o coordenador especial de Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado (PDT), com o selo, que não é obrigatório, os consumidores poderão ficar cientes da qualidade sanitária dos estabelecimentos do setor de alimentos na cidade.
“É um passo adiante no modelo de licenciamento e regulação sanitária dos serviços de alimentação, pois refina a transparência e a informação sobre a qualidade sanitária dos estabelecimentos e envolve um ator essencial: o consumidor”, acredita Ricardo Salgado.
Presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, André Alcino, que compôs a mesa de abertura do evento junto com os secretários municipais, defendeu a importância de os estabelecimentos comerciais do setor de alimentos aderirem ao selo.
“Como Polo, o importante para a cidade é mostrar que trabalhamos para fazer o melhor. Agradecemos por essa iniciativa porque entendemos que beneficia empresários e consumidores, que só andam juntos”, avaliou André Alcino.
De acordo com a prefeitura, com o lançamento do selo, a Secretaria de Saúde prevê um período de teste e de conformação, que acontecerá nos próximos meses de outubro e novembro, com o lançamento da lista de avaliados e entrega das certificações entre novembro e dezembro desse ano.
Fonte: Clique Diário