Câmara de Macaé aprova obrigatoriedade de instalação de ar condicionados nos ônibus da SIT

Os ônibus da empresa Sistema Integrado de Transportes (SIT), que circulam no transporte público de Macaé, terão 180 dias para receberem da concessionária a instalação de sistemas de ar-condicionado.

É o que determina o Projeto de Lei 014, de 2019, de autoria do vereador Dr. Márcio Bittencourt (MDB), aprovado em 2ª discussão nesta semana pela Câmara Municipal, depois de amplo debate entre os parlamentares.

O texto da matéria estabelece um prazo de 180 dias, a partir da data da entrada em vigor para que a concessionária e as prestadoras de serviço responsáveis pelo transporte público de Macaé passem a cumprir a nova exigência. O projeto de lei, porém, ainda precisa ser analisado pelo Executivo, que pode sancionar ou vetar a matéria.

“Nesta semana, já tivemos um dia com a sensação térmica de 45 graus. A gente sabe que há um custo, mas é possível adotar a medida, inclusive para os ônibus e os veículos menores que transportam os estudantes”, justificou Dr. Márcio Bittencourt em defesa de seu projeto, afirmando ainda que a chegada do verão e o consequente aumento da temperatura causam desconfortos aos passageiros.

Para o vereador Val Barbeiro (PODE), em caso de aprovação, a lei precisa começar a ser adotada nas linhas com maior distância, exemplificando linhas que fazem o trajeto entre a região central do município e os distritos da região serrana, viagens que podem ter duração de até duas horas.

Mesmo votando a favor da matéria, o vereador Paulo Antunes (MDB), porém, lembrou que algumas categorias, como as do transporte escolar por meio de kombis, podem enfrentar dificuldades com a obrigação dos ar-condicionados.

Ex-líder do governo na Casa, o vereador Julinho do Aeroporto (MDB) lembrou que, recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) impugnou a licitação da prefeitura para a escolha de uma nova frota que atenderá a rede de ensino.

O debate provocou ainda entre os parlamentares um debate para que seja incluída nas próximas contratações dos serviços de transporte público, a obrigatoriedade de veículos com sistema de refrigeração constando como item.