Sem rabecão no IML de Macaé, corpos aguardam até 12 horas por remoção

Única viatura está quebrada e recolhimentos estão sendo realizadas pelo rabecão de São Pedro da Aldeia.

Desde o início do mês de junho, a única viatura do Instituto Médico Legal (IML) de Macaé está quebrada. A defasagem tem tido impacto direto no recolhimento das vítimas de mortes violentas, além de necropsias e a emissão de guias de sepultamento. As perícias permanecem sendo feitas normalmente, porque a Polícia Técnica possui uma viatura própria.

Mas os corpos têm esperado até 12 horas pelo resgate, que vem sendo feito pelo rabecão de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, que fica a cerca de 90 quilômetros de Macaé. A viatura de Macaé também presta servidos para cidades vizinhas como Rio das Ostras, Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã. A remoção dos corpos é responsabilidade do estado, através do Corpo de Bombeiros, responsável pelas viaturas.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a viatura de recolhimento de cadáver que atende Macaé apresentou um problema pontual e foi enviada para reparos há cerca de 15 dias. O órgão também confirmou que, neste este período, as remoções estão sendo realizadas pelo rabecão de São Pedro da Aldeia.

Porém, a realidade na região é a mesma repassada pelos funcionários do IML, pois antes mesmo de junho, os corpos já passavam horas no sol ou na chuva aguardando por remoção, o que causa ainda mais sofrimentos aos familiares das vítimas. A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros não informou o prazo para que a viatura do IML volte a atender a região.