A Polícia Civil de Macaé realizou uma coletiva de imprensa na última quarta-feira (3) no auditório da 123ª DP. No encontro foram apresentados índices positivos na segurança pública da cidade, com reduções significativas no roubo a veículos, pedestres, roubo de carga, dentre outros.
De acordo com o ISP/RJ, a comparação do primeiro semestre de 2023 com o primeiro semestre de 2024 em Macaé mostra a seguinte redução dos principais indicadores do sistema de metas: 56,4% na redução de letalidade violenta; 82,2% na redução de roubo de veículo; 52,1% na redução do roubo de rua e 100% na redução no roubo de carga. Os dados mantêm Macaé no topo do ranking de segrança pública entre municípios da região.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou que ficou muito satisfeito com os números positivos apresentados pelos órgãos de Segurança Pública do município. Uma das preocupações do governo era justamente com relação à segurança.
“É muito gratificante acompanhar os números da segurança pública. Gostaria de agradecer a todos os polícias. Polícias Civil, Militar, Federal, Guardas Municipais, Mobilidade Urbana e Judiciário. Esses números são o resultado de uma integração. Desde que esses índices começaram a ser medidos em 2001, o desse ano são os melhores que o município apresentou”, pontuou.
Welberth disse ainda sobre a importância da vinda do Batalhão de Ação com Cães (BAC) e da parceria com Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS). “Estamos trazendo para o município mais três viaturas e também a criação das Delegacias de Homicídios, da Criança e da Mulher para o município, um Centro de Monitoramento com Reconhecimento Facial e ainda um para identificar placas de carros roubados”, revelou.
O representante do secretário de Ordem Pública, Robson de Souza, também ressaltou a importância do trabalho integrado e explicou como a Guarda Municipal contribui na segurança do município.
“Nós atuamos com uma Comissão de Pronta Ação, que tem o intuito de trabalhar em ações de reintegração de áreas, entre outras invasões de locais públicos. Temos uma grande atuação no município da nossa Patrulha Maria da Penha e ainda além da parceria com o CPROEIS, estamos viabilizando uma com a Polícia Civil, com intuito de aumentar o seu efetivo e ainda o da Guarda Municipal”, informou.
Integração na Segurança Pública
O delegado da 123ª Delegacia de Polícia Civil de Macaé, Pedro Emílio Braga, atribuiu aos resultados positivos no primeiro semestre de 2024, a ações integradas das forças de segurança no município.
“Na Polícia Civil tivemos a 2º colocada no ano de 2023 na área de investigação, com bons índices em cumprimentos de mandados de prisão e prisões em flagrante”, disse.
O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Amorim Arêdes, apresentou os índices apresentados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), da sua área de abrangência.
Além do município de Macaé, o 32º Batalhão atua nas cidades de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu , Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus.
“A redução neste primeiro semestre foi bastante significativa, o que coloca o município em 3º colocado na redução de criminalidade. Queremos conquistar o Prêmio Integração, como conquistamos no ano de 2023”, disse.
O coordenador do Segurança Presente em Macaé, Edilson Luiz dos Santos, também esteve na coletiva de imprensa e explicou qual a proposta do programa.
“O Segurança Presente atua no Centro, Imbetiba e no bairro Cajueiros. Podemos destacar que nesse primeiro semestre não houve nenhum registro de roubo a estabelecimento, homicídio e veículos em nossa área de atuação”, informou.
Ele informou ainda que nesse primeiro semestre, houve uma diminuição em 50% nos casos de roubos a transeuntes; 163 pessoas foram conduzidas à delegacia; 106, autuadas por posse e uso de drogas e 55 veículos recuperados.
A base do Segurança Presente no município foi inaugurada em março de 2022. Desde então, segundo o coordenador, Edilson, os índices de criminalidade vêm diminuindo.
“O objetivo do programa é promover ações segurança, cidadania e atendimento social, que tem como finalidade acolher os moradores e, esse é o diferencial, essa proximidade com a população”, explicou.