Polícia Civil conclui inquérito sobre caso de professor humilhado em Rio das Ostras

Autos foram remetidos ao Ministério Público nesta quinta-feira (27). Seis alunos foram indiciados.

A Polícia Civil concluiu na noite desta quarta-feira (26), o inquérito sobre caso do professor Thiago dos Santos, humilhado dentro da sala de aula do Ciep Municipalizado Professor Marçal, no bairro Jardim Campomar, em Rio das Ostras.

Segundo o delegado da 128ª Delegacia Policial de Rio das Ostras (128ª DP), Carmelo Santalúcia, seis estudantes foram ouvidos. O estudante de 18 anos irá responder por constrangimento, desacato, dano ao patrimônio público e corrupção de menores, podendo pegar uma pena de nove anos de reclusão. Já os menores irão responder por atos infracionais análogos aos mesmos crimes já citados. O caso foi remetido ao Ministério Público (MP) na manhã desta quinta-feira (27).

Relembre o caso

No dia 18 de setembro o professor Thiago dos Santos foi agredido por um grupo de alunos enquanto aplicava uma prova de Língua Portuguesa.  Um dos estudantes gravou toda a ação e o vídeo foi parar na internet, causando revolta e comoção popular.

No vídeo, era possível ver alunos depredando o quadro branco, rasgando as provas e atirando objetos no professor.  Um dos adolescentes chega a arremessar uma pochete na direção do professor quando ele escrevia no quadro. Após a repercussão do caso, a Polícia Civil resolveu instaurar iniciativa própria um inquérito para apurar o caso.

Além disso, o Ministério Público (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da comarca de Rio das Ostras, tomou ciência do caso também buscando saber as providências adotadas bem como a qualificação de todos os envolvidos, incluindo o professor vítima.

Reveja o vídeo das agressões ao professor: