PM lotado em Macaé é preso durante operação do MP e da Polícia Civil contra furto de petróleo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagrou, nesta terça-feira (5), a Operação Sete Capitães, para cumprimento de 7 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão após investigação que apurou a prática de crimes de organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e furto qualificado de petróleo.
A ação acontece nos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã e Macaé, além do estado do Paraná. Cinco pessoas, incluindo um policial militar lotado no 32º BPM (Macaé) , já foram presas.

As investigaçõs partiram do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e a operação é realizada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Petrobrás e Transpetro.

Em inquérito policial conduzido pela DDSD e com auxílio do GAECO/MPRJ foi desarticulada a organização criminosa que atuava praticando furtos de petróleo e seus derivados nos Municípios de Carapebus, Quissamã e Macaé.

A partir da quebra de sigilo bancário e de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, foi possível identificar oito criminosos, dentre eles um policial militar lotado no 32º BPM (Macaé) e dois vigilantes da empresa contratada pela Transpetro para realizar a segurança patrimonial de dutos da Petrobras na região, os quais garantiam que os comparsas praticassem os crimes de furto sem serem incomodados.

Além da atuação no Rio, apurou-se que um dos locais de destino do petróleo furtado é uma empresa situada no Município de Rolândia, no Paraná, a qual também é alvo de busca e apreensão na operação de hoje. O Gaeco do MP do Paraná também prestará apoio à operação. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Vara Única do Juízo de Carapebus e Quissamã, além da Auditoria Militar.

Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV