Agentes da 123ª DP cumprem mandado de busca e apreensão durante a operação PESSINUS e encontram farto material ligado a crimes cibernéticos

Nesta sexta-feira (21), policiais civis da 123ª DP, sob a coordenação do delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência de Macaé, durante diligências da Operação Pessinus.

A ação, capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela Polícia Civil do Estado do Piauí e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina, tem por objetivo combater diversos crimes como stalking, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, além de crimes previstos na lei de combate ao racismo, todos praticados no âmbito da internet.

Os agentes da 123ª DP encontraram na residência conteúdo relacionado a vídeos de massacres em escolas, estupro, mutilações e autolesão, por meio de páginas em redes sociais e do aplicativo Discord, além de fotos de armas e vídeos pertinentes à temática criminal.

Ao todo, em diversos pontos do território nacional, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória. A operação contou com ações nas cidades de Ilha Grande (PI); Biguaçu (SC); Lucas do Rio Verde (MT) e Macaé (RJ). Um adolescente de 13 anos foi apreendido no Piauí.