Adolescente de Macaé é apreendida ao usar documento falso para visitar companheiro em presídio de Campos

Uma adolescente de 16 anos, moradora de Macaé, foi apreendida ao usar um documento falso para tentar visitar o companheiro, que está na penitenciária de Campos dos Goytacazes na manhã desta quarta-feira (1).

Ao chegar no presídio Dalton Crespo de Castro no horário de visitas, por volta das 9h, a menor entregou os documentos aos agentes, que realizaram uma checagem. Ao mostrar a carteira de identidade, os policiais perceberam uma rasura no último dígito do ano de nascimento. Em uma cópia, esse número havia sido adulterado de 6 para 4. Além disso, a carteira de visitante também continha letras pequenas, diferente da original.

Desconfiada, uma agente penitenciária levou os documentos para o diretor da Unidade Prisional, que realizou consulta no sistema, sendo constatado que a jovem não constava como visitante do preso, concluindo que tratava-se de uma carteira de visitante que não foi emitida pelo órgão oficial competente. Em consulta realizada no Portal de Segurança, foi comprovado que a adolescente possui 16 anos. A carteira de visitante apresentada pela menor era na condição de companheira do detento, o que não é permitido para menores de idade.

Ao ser questionada, a jovem negou ter sido quem fez as falsificações, mas também se recusou a dizer o autor e como obteve os documentos.

Ela foi autuada pelo crime de uso de documento falso e será apresentada ao Ministério Público da Infância e Juventude.