Macaé planeja a inauguração da nova pista do Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo para o primeiro semestre do próximo ano. A pista, com 1.410 metros de extensão, vai elevar a categoria do aeroporto, que poderá receber aeronaves de maior porte. Mesmo com as obras em curso, o terminal continua funcionando para as operações dos helicópteros que atuam nos voos para as plataformas de petróleo em alto mar.
Depois da inauguração, o aeroporto de Macaé vai se tornar o único do Brasil com base operacional offshore com duas pistas. A concessionária Zurich Airport Brasil, que administra o terminal, informa que entrou na reta final das obras. Com a pavimentação asfáltica concluída, os trabalhos chegaram a mais de 80% dos serviços previstos executados.
As obras em Macaé foram iniciadas em junho de 2023 e são realizadas pelo consórcio Bem Voar, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia.
Macaé tem investimento de R$ 220 milhões no aeroporto
Com um investimento de R$ 220 milhões da concessionária, a obra atende a uma demanda crescente do setor de óleo e gás. Só no primeiro semestre deste ano, passaram pelo aeroporto de Macaé 102 mil passageiros. Em 2023, foi registrado um aumento de 10% na movimentação comparado com 2022.
Atualmente, estão sendo realizados os serviços de balizamento, iluminação e sinalização, plantio de grama e construção da cerca de delimitação da nova área operacional. Em paralelo, acontece a concretagem do pavimento do novo pátio, que terá capacidade para 10 helicópteros, e reforço na estrutura do pavimento do pátio atual.
Depois da conclusão dessa etapa, acontece o processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que está previsto para dezembro deste ano.
Diário do Porto