Todos pelo Christian: Menino de 5 anos,  já passou por 16 cirurgias e precisa de ajuda

Christian de 5 anos já passou por 16 procedimentos cirúrgicos, incluindo colocação de válvula no cérebro. Agora a mãe corre contra o tempo para lutar por um tratamento com células-tronco que só tem no Paraguai e Chile, para garantir qualidade de vida para a criança.

Christian é portador de mielomeningocele, que é o nome dado a uma falha no fechamento do tubo neural – estrutura que origina a medula e o cérebro no embrião. Essa falha faz com que a medula, as raízes nervosas e as meninges do bebê fiquem expostas. O problema acarretou outros problemas crônicos graves na criança, como: hidrocefalia, bexiga neurogênica, chiari tipo 2, problemas ortopédicos e paralisia de membros inferiores.

​A mãe Wanda Virgínia Gomes de Souza, de 47 anos, residente de Macaé, diz que Christian é um guerreiro, já passou por inúmeras cirurgias, e dia após dia luta pela vida. “A rotina é difícil, além das convulsões, ele usa sonda de 4 em 4 horas, 5 vezes ao dia para evacuar e urinar. Ele tem problemas de deglutição, então a alimentação é delicada, tendo como base líquidos e alguns alimentos pastosos, em pequenas quantidades”‘, afirma.

“Descobri o problema dele com 5 meses de gravidez, a médica que me acompanhava na época, tentou me convencer a interromper a gravidez, afirmando que ele ia nascer e morrer logo em seguida, mas nem por um segundo eu cogitei essa possibilidade. Eu sabia que a resposta final era de Deus. E hoje, após 5 anos, apesar das lutas eu tenho meu filho ao meu lado. E afirmo que o sorriso do meu príncipe faz tudo valer a pena, cada lágrima e desafio que enfrentamos”, diz a mãe muito emocionada.

A mãe de Christian não está trabalhando para cuidar dele em tempo integral. Seu pai, Antônio Silva de Souza, 50 anos, trabalha para sustentar o lar, não tendo a família, desse modo, condições de arcar com o tratamento. Boa parte ele faz na rede pública, mas o procedimento principal que vai garantir uma vida com mais qualidade para Christian não existe no Brasil.

Os médicos que o acompanham orientaram a realizar o procedimento com células-tronco no Paraguai ou Chile. É um tratamento que tem sido eficaz contra o problema, mas custa 120 mil reais. Muitos pacientes até começam a andar sem a cadeira de rodas após o procedimento.

Essa família precisa da nossa ajuda, o pouco que pudermos colaborar já será uma semente de esperança na vida deles.

Contribua por meio da vakinha:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/transplante-de-celulas-tronco-para-o-christian ou também pelo pix CPF 193.020.077-31