Saiu a listagem da primeira etapa do edital de técnico de teatro da Escola Municipal Maria José Guedes (Emart). Os candidatos podem acessar aqui no site. Os aprovados podem escolher um dos dois textos monólogos contidos no anexo 2 do edital (item 3.1.2). A etapa de apresentação dos monólogos será realizada nos dias 27 e 28 deste mês, de 16h às 21h, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão (sede provisória da Emart). A unidade funciona na Rua Francisco Portela 410, Centro. Conhecida como uma das poucas formações técnicas públicas em teatro do Estado do Rio de Janeiro, a Emart é apontada como referência estadual.
Conforme o edital, será realizado sorteio pela comissão para agendamento de dia e horário das apresentações dos monólogos dos candidatos selecionados para a segunda etapa – primeira parte. Vale lembrar que a data e horário das apresentações serão comunicados por e-mail, que será encaminhado pela Emart no próximo dia 20 (quinta-feira).
Para a prova de apresentação dos monólogos a banca irá aceitar o uso de figurinos, sonoplastia e materiais de cena pelos candidatos para valorizar a performance. A comissão é composta pela diretora da escola, o coordenador de Teatro e um professor do curso. A segunda parte, uma aula prática de teatro com jogos teatrais e performance corporal, acontecerá no dia 29 (um sábado), feriado municipal, das 15h às 17h.
Todavia, todos esses recursos deverão ser providenciados pelos candidatos selecionados e os referidos manejos serão de responsabilidade dos mesmos, conforme previsão do edital.
A não participação ou saída do candidato no decorrer de qualquer uma das etapas desclassifica o mesmo automaticamente. A primeira etapa vale 10 pontos, com média 6, para o candidato prosseguir para a etapa seguinte. Cada fase da segunda etapa vale 20 pontos, com média de 12 pontos. O resultado final será divulgado no Portal da Prefeitura e na Emart no dia 7 de agosto. Somente aqueles que obtiverem média maior ou igual a 24 pontos poderão efetivar matrícula na escola. Os participantes serão chamados de acordo com a sua classificação e o número de vagas para preenchimento da turma, podendo haver reclassificações, caso ocorram desistências ou abertura de novas vagas.