Problemas recorrentes evidenciam falta de vistorias e manutenção no shopping Plaza Macaé

O princípio de incêndio em um gerador na tarde deste sábado (26), evidencia um problema que vem se repetindo no Shopping Plaza Macaé: a falta de vistoria e manutenção do local. Em menos de 15 dias o empreendimento foi marcado por três acidentes.

Um deles, ainda não apurado pela polícia, provocou a morte de um trabalhador de 41 anos que fazia a manutenção de um dos freezers de um restaurante localizado na Praça de Alimentação. O acidente fatal ocorreu na manhã deste sábado. Ainda não há indícios de ligação do ocorrido que provocou a morte do funcionário, que trabalhava em uma empresa terceirizada, com os problemas estruturais do shopping.

Mas o fato é que maior reclamação por parte de funcionários e clientes se dá por conta dos inúmeros problemas na rede elétrica do local. Denúncias apontam para a presença de fios desencapados por toda parte. “ Há pouco dias estive no shopping, e onde está o pátio de gelo estava cheio de fios desencapados, achei um perigo. Também vi fios soltos no elevador, que estava funcionando normalmente”, disse uma cliente.

Descargas elétricas de menor porte também são comuns no local. Basta andar com o carrinho de supermercado e passar por cima das caixas instaladas no chão para ser surpreendido por um choque. Ninguém sabe se há uma ligação com a instalação elétrica do shopping nas caixas que ficam no chão, mas o fato é que foi em uma delas, situada próximo a loja Ponto Frio, que houve uma explosão no dia 14 de janeiro. “ O shopping tem que olhar, pois sempre levamos choques nessas redes elétricas. Esses acidentes poderiam ter sido evitados”, afirmou uma funcionária.

O primeiro sinal claro de que havia um problema estrutural no shopping, foi o incêndio em uma parte da instalação elétrica do local, o que provocou o fechamento de algumas lojas por alguns dias e obrigando ao shopping a providenciar geradores extras que foram instalados em uma parte do estacionamento, ocorrido na manhã do dia 14 de janeiro.

As reclamações, no entanto, eram antigas. Funcionários previam uma tragédia anunciada. “ Primeiro acontece uma explosão na qual nós funcionários tivemos que trabalhar num imenso calor, sem ar condicionado, ontem devido à chuva o shopping ficou sem luz e tivemos que nos virar para fechar as lojas e sair daquele lugar, que por sinal as condições elétricas estão precárias, e hoje infelizmente um trabalhador pagou com sua vida”, desabafou um funcionário.

 

Outro fator de reclamações é sobre o valor cobrado pelo estacionamento: R$ 8,00 por três horas. Clientes alegam não ver o alto valor cobrado sendo revertido em melhorias estruturais do shopping. “ Pagamos caro e não vemos nenhum investimento em segurança. Uma das poucas opções de lazer do município não possui o mínimo previsto em lei para um shopping. Não tem ambulância. Agora imagina um incêndio ou algum acidente de maior proporção.  Não tem nem um plano de evacuação”, alertou um cliente.

 

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Shopping Plaza Macaé e aguarda o retorno.