Pesquisa do LENEP/UENF ganha Prêmio Inventor da Petrobras 2020 

A pesquisa “Fluido de perfuração aquoso base glicerina para a construção de poços de petróleo e gás”, fruto da tese de doutorado do pesquisador Cleysson Castro Correa, do LENEP/UENF, foi agraciada com o Prêmio Inventor 2020 da Petrobras. A premiação reconhece invenções de grande impacto para o setor de petróleo, gás natural e energia que resultam em depósitos de patente.

 

O projeto foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Reservatório e Exploração do LENEP/UENF em parceria com o CENPES/Petrobras, por meio de Projeto de Cooperação em P&D. Contou com a participação dos Professores do LENEP/UENF, Drª Georgiana Feitosa da Cruz e Dr. Alexandre Sérvulo Lima Vaz Júnior e dos Pesquisadores do CENPES /Petrobras, Drª. Rosana Fátima Teixeira Lomba e o Químico Ângelo Marinho Vianna.

 

A pesquisa está em processo de registro no INPI, com depósito de patente realizado em 25/11/2015 (BR 102015030667-9 A2). O fluido de perfuração aquoso base glicerina já foi utilizado com sucesso na perfuração de poços nas Bacias de Campos e Santos (pós e pré sal, dados não publicados), sendo uma alternativa para substituir os fluidos convencionais de altos custos e que tendem a agredir mais o meio ambiente.

 

Fonte: UENF.