Hemocentro de Macaé suspende coleta e transfusão de sangue por falta de suprimentos

Segundo a prefeitura, a compra já foi realizada e aguarda até esta sexta-feira (27) para que o material seja entregue.

Doação de Sangue. Macaé/RJ. Data: 03/02/2017. Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

O serviço de coleta e transfusão de sangue no hemocentro de Macaé está suspenso há mais de uma semana, segundo doadores e funcionários do local. A suspensão ocorre pela falta de materiais para esses procedimentos.  Segundo a prefeitura, o ideal para suprir o banco de sangue é de, no mínimo, 20 doadores por dia.

O hemocentro atende todos os hospitais do município e o material doado é usado em cirurgias eletivas, emergenciais e acidentes. Além disso, as cidades de Conceição de Macabu e Carapebus também são beneficiadas. Nos casos de acidentes graves, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã são apoiadas pelo material.

Com a falta desses suprimentos, mais de 100 pessoas já deixaram de doar durante esses dias. De acordo com funcionários, cirurgias eletivas estão sendo canceladas, pois não tem reagentes para provar a compatibilidade do sangue dos pacientes.

Ainda segundo os funcionários, essa falta já tem afetado o Hospital Público Municipal (HPM). As cirurgias eletivas têm sido canceladas até no próprio HPM, segundo maior hospital da região norte.  Os funcionários alegam que o problema não é do hospital que realiza as cirurgias, mas da prefeitura por não enviar esses reagentes para o hemocentro. Segundo a prefeitura, a compra já foi realizada e aguarda até esta sexta-feira (27) para que o material seja entregue.