Futuro ministro quer limitar venda de bebidas alcoólicas

A proposta já foi apresentada ao presidente eleito, Jair Bolsonaro

O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), afirmou que tem discutido com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), a possibilidade de implementar um projeto que limite a venda de bebidas alcoólicas no Brasil. A declaração foi dada na última quinta-feira (20/12).

Segundo o ministro, a ideia se baseia na experiência de outros países, que limitaram a venda de bebidas ou a sua exposição pública, e teriam obtido resultados positivos na redução dos índices de violência. A ideia, ele contou, surgiu depois de uma viagem para a Islândia.

“Claro que é uma realidade bem diferente. Mas aqui, por exemplo, se reduzir o horário de venda de bebidas alcoólicas em restaurante, em bar, é uma coisa que se pode pensar”, disse o ministro a uma entrevista para a Globo. Terra, inclusive, defendeu a adoção de ações conjuntas entre ministérios com o objetivo de melhorar a segurança pública no país. “Podemos fazer (o limite no horário de venda de bebidas) junto com o Moro, na Justiça, uma política de redução da violência”, prosseguiu.

Lembramos que nessa semana o prefeito de Conceição de Macabu-RJ, Cláudio Linhares, sancionou uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos espaços públicos e algumas vias do município. O consumo apenas será liberado quando houver algum evento. Quem descumprir a Lei, será multado em R$ 100,00.