Bolsonaro avalia a possibilidade de acabar com o horário de verão

O presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, um estudo para que ele possa avaliar a possibilidade de extinguir o horário de verão. Segundo o ministro, o estudo com prós e contras já está pronto e será apresentado ao presidente assim que possível. “O presidente Bolsonaro, há uma semana, mandou que eu estudasse e apresentasse a ele essa questão do horário verão, para ele poder decidir. Os estudos estão praticamente encerrados. Isso é um estudo permanente do ministério”, disse o ministro.

Bolsonaro já deu declarações contrárias à manutenção do horário de verão. O principal critério a ser considerado é “o pico de luz”. “Em 2019 tivemos vários recordes de consumo e o sistema suportou”, disse o ministro. Porém, observou Albuquerque, há que ser também considerado o aspecto turístico, já que em muitas cidades o horário de verão favorece atividades econômicas.

Atualmente “metade do país” já não tem mais horário de verão”, que está em vigor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e o fim nos estados onde ainda existe, divide opiniões.