Como proteger os animais de estimação do barulho dos fogos de artifícios

Prepare seu animal nesses dias que antecedem as queimas de fogos

A maioria dos bichos fica muito assustados com o barulho da queima de fogos. Por isso mesmo a virada do ano é um verdadeiro inferno na vida dos bichinhos. Rabinho entre as pernas e coração acelerado são sintomas bem comuns nos pets. E que dono também não se preocupa ao ver o bicho assim apavorado? A preocupação é tanta, que a primeira reação é pegar o animal no colo, acalmar, fazer carinho, não é? Mas atitudes assim só pioram a situação

Além do estresse que passam, os animais correm o risco de se machucarem, pois no desespero pulam de qualquer lugar, esbarram nas coisas, etc. Essa situação causa um mal estar absurdo, faz o bicho perder a noção, pois ficam apavorados.

Providencie para que o seu cão esteja em um lugar onde não haverá fogos de artifício em grande escala, uma creche para cães, em um amigo ou casa de parente ou com que seu cão é familiar. Se é um lugar desconhecido para o seu cão, levá-lo até lá algumas vezes nos dias que antecedem as comemorações. Faça isso caso não seja possível ensinar a tempo para seu cão que os fogos não são motivos de preocupação.

Se você não pode levar o seu cão para um lugar longe de fogos de artifício, então arrume um jeito de não deixar seu cão sozinho nestes momentos de aflição, deixe a televisão ligada, o som com uma música calma. Ter alguém pra brincar com o cão nos momentos de fogo de artifício é uma boa saída para quando não há como evitar de o cão ouvir estes fogos.

A melhor maneira de preparar o seu cão para fogos de artifício é ter certeza de que ele está confortável com o som com antecedência. Embora este seja um processo simples, ele pode levar algum tempo – possivelmente três ou quatro meses de tocar o som gravado de fogos de artifício para o seu cão em um volume cada vez mais alto antes de comer, antes de uma caminhada, e antes de afeto e brincar.

Isto irá condicioná-lo por associação para ouvir o som e interpretá-lo como algo bom. Enquanto você pode tentar este método apenas sobre uma ou duas semanas, em tão pouco espaço de tempo só deve ser usado em conjunto com uma ou mais das outras dicas. Use o celular para reproduzir o som de fogos de artificio, ou mesmo o som potente de sua estante.

Se você achar necessário o uso de medicação para acalmar o seu cão durante os fogos de artifício, lembre-se que você deve introduzir tal ferramenta na hora certa, condicionado o seu cão a entender que a medicação está lá para trazê-los para um estado de calma, e sempre com orientação de veterinários.

Isso significa que você deve levar o seu cão para que estado de calma em primeiro lugar, em seguida, introduzir a ferramenta – antes dos fogos de artifício e a ansiedade começar. Se ela já está em um nível de ansiedade, seu estado mental vai anular a medicação. A ferramenta é uma coisa intelectual usamos com os instintos de um cão. O desafio é saber como e quando conectar os dois.

Se você for ficar com seu cão durante os fogos de artifício, envie a mensagem calmante que eles não são nada para se preocupar também irá ajudá-lo a relaxar. Lembre-se, porém, quando os seres humanos se comunicar com palavras, cães comunicar com energia, e vai olhar em busca de pistas sobre como eles devem se comportar. Se você não está fazendo um grande negócio ou mostrando entusiasmo sobre os fogos de artifício, então ele vai aprender a ser menos preocupado também.

Em todos os casos acima, gastar energia em excesso do seu cão em primeiro lugar, antes de iniciar os fogos de artifício, por levá-la em uma muito longa caminhada para cansá-la e colocá-la em um estado de calma.