Com inúmeras reclamações em Macaé, vereador entra com ação junto ao MP-RJ pedindo investigação sobre serviços prestados pela Enel

O vereador Robson Oliveira (PSDB) entrou junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), uma ação pedindo que se apure as denúncias de consumidores contra a concessionária de energia elétrica do município, a empresa Enel.

Durante o Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 26, Robson confirmou a ação junto ao MP-RJ em que cita ainda decisão de investigar o descumprimento dos índices de continuidade de fornecimento de energia da Enel nos municípios vizinhos de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios, que também sofrem com a falta de energia.

Apontada, segundo o vereador, que também é radialista, como a campeã de reclamações de consumidores junto à Procuradoria Adjunta de Defesa e Proteção ao Consumidor (PROCON) de Macaé, a Enel é alvo de queixas da população de diversas localidades da cidade, principalmente na região serrana, onde Robson diz que os serviços são ainda piores.

No documento, o vereador lembra que na serra macaense os problemas de falta de luz são comuns durante os fins de semana, sendo responsáveis por aparelhos eletrodomésticos queimados, além de outras perdas para os moradores, como alimentos, e até mesmo material agrícola como vacinas, conforme já relato por outros vereadores de Macaé em outras sessões.

“Fica o fim de semana inteiro sem luz e você liga para o 0800, a ligação cai em Niterói, num funcionário que não faz ideia de onde é Macaé. ‘É perto de Maricá? Ou de Magé?’. Eles não sabem nem onde fica Macaé. Eles desrespeitam a nossa cidade, que não é uma cidadezinha do interior. É do interior, mas não é inferior. Macaé é uma metrópole e não pode ser tratada desse jeito”, criticou Robson durante sessão da Câmara nesta terça.

O Notícias Macaé, através de sua pagina no Facebook, também vem recebendo inúmeras reclamações de consumidores de Macaé e cidades vizinhas, onde além das constantes quedas de energia, reclamam também das tarifas que teriam subido exorbitantemente nos últimos meses. Alguns casos enviados para nossa página onde o aumento foi superior a 100% em de 2 meses, um seguidor que não quis se identificar relatou que presenciou um funcionário fazendo a leitura errada do relógio de energia e que ao questionar a correção foi feita na hora, mas coloca em xeque sobre essas cobranças.

A ENEL está no topo do ranking de reclamações, em 2018, da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor. Após reclamação de um consumidor, o Procon Macaé instaurou um processo que teve parecer favorável, em primeira instância, quanto ao pagamento de multa no valor de R$305.799,95 pelo não atendimento ao cliente. O Procon já aplicou multas que somam o montante de R$6.137.250,82. Só esse ano, já são mais de 230 reclamações, quanto a má prestação de serviços pela Enel Brasil S/A.
Vale lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (26) uma redução média de 1,92% para tarifas de clientes da Enel Rio.
A Enel Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo a grande Niterói, região dos lagos e norte fluminense. São cerca de 6 milhões de consumidores atendidos pela empresa.