Cadastro em Farmácia Popular prioriza acesso a medicamentos aos moradores de Macaé

Medida foi tomada após um levantamento que comprovou que pacientes de outros municípios vinham até a cidade à procura de medicamentos.

Desde março deste ano, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), começou a disponibilizar remédios exclusivamente para os moradores de Macaé. Desta forma, pacientes em tratamento na rede municipal de Saúde estão sendo cadastrados pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). O procedimento garante ao morador da cidade acesso a quase 500 itens que abastecem também outros cinco polos do município, além do Hospital Público Municipal (HPM).

A medida garante o atendimento prioritário ao morador de Macaé, após um levantamento de informações que mostraram que pacientes de outros municípios vinham até a cidade à procura de tratamentos e medicamentos.

Vários casos foram identificados. Em um deles, a família de um senhor do Espírito Santo chegou a alugar uma casa ao lado da Farmácia Central, e conseguiu todos os remédios e tratamento cirúrgico, no HPM, retornando para sua cidade natal.

Outros casos também envolvem residentes de São Gonçalo, Trajano de Moraes, Rio das Ostras, Carapebus e São Gonçalo também retiravam medicamentos do CAF, considerado como a Central de Abastecimento mais completa da região Norte Fluminense. Por isso, se você é morador de Macaé e necessita de remédios gratuitos, é necessário que faça o seu cadastro.

Com a carteirinha criada pelo CAF, o usuário pode retirar o remédio na Farmácia Central (Visconde), nas Farmácias do Parque Aeroporto de Trapiche, assim como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar.

Para fazer o cadastro, o usuário precisa apresentar documento que comprove residência em Macaé por três meses, documento de identificação com foto e Cartão do SUS.

Como comprovante de moradia são aceitas contas de consumo (água, luz e telefone fixo), contrato de aluguel registrado em cartório, correspondência de agências bancárias e do INSS, além de declarações emitidas por polos da Estratégia da Saúde de Família (ESF), CAPs e Centro Pop.