Após retirada de outdoor, apoiadores de Bolsonaro erguem faixa no Centro de Macaé

A placa não contém nenhum número de campanha, e está instalada em uma área particular.  

Apoiadores do deputado federal e pré-candidato a presidência Jair Messias Bolsonaro, fizeram novamente uma “homenagem” ao militar da reserva, em Macaé. Após erguerem um outdoor em apoio ao presidenciável no bairro da Glória -, que foi retirado dois dias depois-, os fãs de Bolsonaro fixaram uma faixa na região central de Macaé, próximo ao supermercado Extra, nesta segunda-feira (26).  A placa não contém nenhum número de campanha, e está instalada em uma área particular.

As mensagens de apoio à Bolsonaro são pagas com recursos dos próprios membros do grupo de admiradores que arrecadaram o dinheiro entre si e estão promovendo a divulgação de Bolsonaro na internet e nas redes sociais.

Uma decisão recente do presidente do TSE, Ministro Luiz Fux, permite a fixação de outdoors em apoio ao parlamentar. Em janeiro deste ano, Fux negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral em favor do deputado federal Jair Bolsonaro no interior da Bahia.

Na representação, o MPE afirma que as peças estariam sendo replicadas em publicações nas redes sociais. O outdoor, com uma foto de Bolsonaro, leva o texto “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética. Paulo Afonso – BA”.

Na decisão, Fux, citou trecho da lei que determinou que casos com menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos não se configuram como propaganda eleitoral antecipada. “Dessa forma, verifica-se, em juízo perfunctório, não estarem presentes os elementos caracterizadores da propaganda eleitoral extemporânea”, citou.