Após repercussão, trotes são proibidos em universidade de Macaé

Uma cena tem gerado revolta nas redes sociais na cidade de Macaé. Trata-se de um trote realizado por estudantes do curso de Engenharia da UFRJ da Cidade Universitaria de Macaé. Na imagem aparece uma jovem pintada de preta e caracterizada de garçonete. A imagem rapidamente se espalhou uma série de comentários que o aro se tratava de preconceito. O Notícias Macaé entrou em contato com a instituição que enviou a seguinte nota:

“A Direção do Campus UFRJ-Macaé repudia quaisquer manifestações de caráter racista em suas dependências e abrirá inquérito para apurar o ocorrido no dia 05 de março no trote dos calouros da Engenharia.

Informamos que as investigações serão realizadas seguindo o procedimento legal e, caso seja constatado crime de racismo, os envolvidos serão responsabilizados tanto na esfera acadêmica quanto na criminal.

Enquanto durarem as investigações, os trotes estão suspensos e proibidos dentro das dependências do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé.

Lançamos, no início da semana, uma campanha para impedir o trote violento ou vexatório e garantimos que condutas de caráter racista, homofóbico, sexista ou que configure qualquer tipo de discriminação serão severamente punidas.”

http://macae.ufrj.br/index.php/184-artigos-em-destaque/3029-nota-oficial-suspensao-do-trote-nas-dependencias-do-campus-ufrj-macae?fbclid=IwAR3QplSMRWlpMOJx7MzQk-CcOUreMSQoZRpB8y0xfmBjtMj6RK-WSa5EiTA